18.3.08

Tutorial - Transformando calça em saia

Fiz esse tutorial de como transformar aquela calça jeans que você não usa em uma saia. Você vai precisar de:

1 - máquina de costura
2 - uma calça jeans
3 - tesoura para tecido
4 - linhas nas cores dos tecidos que você vai aplicar
5 - agulhas (para máquina, usei nº 18 (cabeça prata) e para bordar tamanho médio.
6 - abridor de casas ou tesourinha de ponta fina
7 - caneta, jornal e régua para desenhar o molde
8 - linha de bordar na cor de sua preferência
9 - retalhos e tecidos de sua preferência


Separe a calça jeans que será usada e abra toda a costura entre as pernas.














Corte o jeans no comprimento que deseja não esquecendo de deixar o espaço para fazer a barra. A foto da direita mostra até onde deve ser desfeita a costura, pouco abaixo do zíper.
















O gancho que existia entre o fim do zíper, depois de desfeita a costura, ficará igual a foto à esquerda. Costure-o como mostra o desenho. Um triângulo se formará logo abaixo.


É agora que você usará o jornal para desenhar o triângulo nas medidas que tirar, entre o espaço de uma perna, até a outra. Para a medida no comprimento do joelho, o triângulo fica com 30 cm embaixo por 34 nas laterais, já considerando as costuras. Recorte o triângulo.















Coloque a calça aberta com as costuras alinhadas sobre a mesa e alfinete todo o triângulo da frente com o de trás. Você notará que sobrará muito tecido. Corte-o, como mostra a figura da direita. Isso acontece, porque a parte de trás da calça é sempre maior que a parte da frente. Caso você não alinhe, o triângulo de trás ficará menor que o triângulo da frente.














Coloque o triângulo no tecido que usará para customizar e alfinete, como mostra a foto da direita. Na sequência corte.














Eu quis uma saia em formato A para ter maior mobilidade. Neste caso, abri as laterais da calça e desfiz a costura até o bolso. Usei outra cor de tecido nessas laterais, algo mais quente, para dar mais vida à saia. Ficou assim, como na figura da direita.













Retirei os ziperes do bolso da frente. E com a linha de bordar, caseei, como na figura da direita.















Depois desses passos é só costurar a barra com zig-zag e costura reta ou usando os pontos decorativos da máquina, na cor que combine com os tecidos escolhidos e pronto.



A saia pode ser usada de todos os lados. Nas fotos, estou usando a parte que era de trás, na frente. Retirei os fechos dos bolsinhos. Na cintura, fiz um cinto com um dos tecidos, na medida 1,10 cm de comprimento por 12 cm de largura. Vai depender da sua cintura. É só dobrar, costurar, arrematar e colocar na sua linda saia.


O tutorial ficou fácil de interpretar? Gostaram? Comentem!

2 comentários:

Drica disse...

menina eu adorei o tutorial! vou dar uma olhada nas calças q tenho e d repente transformar uma em saia, hehehe! se conseguir venho t contar! obrigada! bjao! :D ah a tua saia ficou linda! :D

Nath Gingold disse...

Adorei tb! Mas não tenho máquina de costura em casa!
Depois eu preciso te passar umas tecnicas de tingimento natural que minha mãe descobriu, é uma loucura....dá pra usar até casca de cebola pra tingir roupa!!!

Bjao!

 
Creative Commons License
Artesanato by Mariah Madalena está licenciado e protegido por Creative Commons.