22.4.08

Série Fantastic Plastic – Stop CO2


Muito se fala sobre CO2 ultimamente. O grande vilão do aquecimento global. Mas quão informadas estão as pessoas sobre isso e quão engajadas estão na diminuição da emissão desse gás? Não podemos esquecer que a emissão do gás metano também contribui para essa história. Os artigos, as ongs, a TV, os jornais, estão aí para a maioria das pessoas verem que a situação é grave, principalmente no Brasil. Vou colocar aqui algumas atividades humanas que precisam ser repensadas se quisermos algum resultado a longo prazo.

1) Transportar-se.



Qualquer meio de transporte que utiliza um combustível fóssil para funcionar emite, no processo de queima desse combustível, CO2 na atmosfera. Ou seja, mesmo que usemos menos o carro, sempre que usarmos, emitiremos CO2. Mesmo o trem a vapor que utiliza a queima de carvão, emite CO2. O processo de destilação do petróleo para transformá-lo em gasolina, quesosene, ou outros produtos utiliza o próprio combustível em proporções gigantescas e emite grandes quantidades de CO2. A produção de álcool é menos poluente. Pensem bem sobre seus meios de transporte. Se você vir na rua um ônibus, carro, moto ou caminhão soltando aquela fumaça toda, denuncie. Ligue para a Cetesb da sua cidade.

2) Mudar o uso da terra

Essa é a grande desculpa dos agricultores para desmatarem grandes áreas de terra através de queimadas. As queimadas no Brasil representam grande parte de nossa culpa pela emissão de CO2. Onde há fogo na terra há emissão de gases. Além de sermos acusados de grandes emissores, somos acusados de desmatadores e “povo pouco preocupado com suas florestas”.

3) Produzir lixo

O processo de degeneração do lixo orgânico em lixões libera na atmosfera o Gás Metano quando ocorre a queima espontânea. As formas como armazenamos o lixo muitas vezes não é adequada. Se sua cidade possui um lixão ao invés de um aterro sanitário, muitas pessoas correm perigo, pois, o solo, a água e o ar em torno do lixão estarão contaminados. Fique atento em como o prefeito de sua cidade cuida do lixo. Um outro aspecto importante é a “qualidade” do lixo que acumulamos. Todo plástico, por exemplo, que utilizamos nas embalagens das coisas que compramos é feito através de processos que utilizam combustíveis fósseis, ou seja, petróleo. E quando se utiliza petróleo...
Tentem reciclar o lixo plástico e o lixo orgânico de sua casa. Se você tem um quintal, plante alguma coisa e use os restos de comida para fertilizar o solo. Se não tem quintal, não tem problema, faça uma horta caseira. Se a quantidade de plástico que você acumula é grande, tente comprar alimentos e coisas que não utilizam plástico como embalagem. Leve sua sacola ao supermercado e evite pegar as sacolas plásticas.


Pensando nisso, a gente reciclou um plástico de geladeira e fez uma bolsa transversal para a Série Fantastic Plastic. Nosso intuito não é se aproveitar do momento e do problema para vender, mas sim mostrar para todos que existem alternativas simples para um problema que não tem fronteira. O processo de reaproveitamento do plástico é simples e não tem segredo. O que importa é a criatividade e a consciência.



Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Artesanato by Mariah Madalena está licenciado e protegido por Creative Commons.